Sites Grátis no Comunidades.net

Filmes



Total de visitas: 96236
1408

Voltar ao Menu

1408


 

1408 - Capa Brasileira


Adaptação do Livro: Tudo é Eventual (Everything's Eventual, 2002)


Adaptação do Conto: 1408 (1408, 1999)


Título Original: 1408


Ano de Produção: 2007


Duração: 104 minutos (1 hora e 44 minutos)


Data de Estréia nos EUA: 22/06/2007


Data de Estréia no Brasil: 02/11/2007


Elenco: John Cusack, Samuel L. Jackson, Mary McCormack, Tony Shalhoub e Jasmine Jessica Anthony


Direção: Mikael Håfström


Distribuidora: Dimension Films


IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0450385/


Sinopse: Após a morte de sua filha, Mike Enslin resolveu pesquisar os mistérios da morte. Agora ele é um famoso escritor que publica livros sobre auto-investigações de lugares considerados assombrados. Até hoje, Mike não experimentou nenhum evento sobrenatural, mas isso está para mudar quando ele recebe um cartão postal misterioso, sugerindo que ele visite o quarto 1408 do Hotel Dolphin, que teoricamente seria um quarto realmente assombrado. Quando Mike chega, o gerente do hotel, o Sr. Olin, tenta de todas as formas convencê-lo a ir embora, clamando que o quarto já vitimou dezenas de pessoas. Mike, que é um homem determinado e incrédulo, nega-se, e eventualmente se hospeda no 1408. Lá ele vai gravando suas experiências no quarto em um gravador de voz. E o que ao início parece ser uma estada num quarto comum, logo vai se transformar na mais longa das noites para Mike, e uma batalha desesperada pela própria vida.


Disponível no Brasil em: DVD


CURIOSIDADES


- Kate Walsh originalmente faria Lily, mas teve que recusar por conflitos na agenda, pois estava gravando o seriado "Grey's Anatomy" (2005). Ela foi substituída por Mary McCormack.

- A história do filme quase não foi escrita. Stephen King originalmente criou apenas algumas páginas de "1408" para seu livro de não-ficção, "On Writing," como um exemplo de como revisar um rascunho. A história, entretanto, o intrigou, e ele não só completou o rascunho, como o adaptou em audio-book, mais tarde o publicando na coletânea de contos, "Tudo é Eventual".

- Há muitas referências ao número 13 pelo filme. A soma dos números do quarto dá 13. O quarto está no 14° andar, o Hotel pula o 13°, então tecnicamente, o 1408 está no 13° andar. A tranca do quarto tem o número 6214 inscrito nele, cuja soma também dá 13. A primeira morte no quarto aconteceu em 1912, somando-se obtem-se 13. O endereço do hotel é 2254 - Lexington Street em Nova York, 2254 somado é 13. Até a soma da data de estréia americana dá 13: 22 de Junho de 2007.

- Uma das primeiras vítimas do quarto se chamada Grady. Esse era o nome de um dos personagens de "O Iluminado", outra história sobre um hotel assombrado.

- Numa parte do filme Mike usa um chapéu com a inscrição "Paranoia is total awareness" (Paranóia é o cuidado total). É uma brincadeira com uma das frases favoritas de Stephen King, "Perfect paranoia is perfect awareness".

- Quando o relógio começa a contagem regressiva de 60 minutos, o filme completa exatamente 1 horas de duração.

- O machado que o bombeiro usa pra arrombar a porta do hotel no fim do filme é o mesmo que Jack Nicholson usou em "O Iluminado" (1980) (ambos os filmes foram gravados no mesmo estúdio - Elstree, em Londres).

- No começo de sua estada no quarto 1408, Mike menciona que um "espertalhão" escreveu alguma vez sobre a banalidade do mal. O espertalhão em questão foi uma teórica política alemã e intelectual Hannah Arendt, que escreveu sobre a "banalidade do mal" em seu ensaio "Eichmann in Jerusalem."

- Enquanto está assinando seus livros, Mike diz "Stay Scared" (Fique com medo), essa é uma frase usada tradicionalmente pelo diretor George A. Romero, amigo de Stephen King. Romero diz isso em numerosas convenções e usa isso como parte de seus autógrafos.

- Mike Enslin tem um boné do Chicago White Sox. Chicago é a cidade natal de John Cusack. Também, em um filme anterior seu, "Fora da Jogada" (1988), Cusack interpretou um jogador da terceira base dos White Sox chamado George "Buck" Weaver. Cusack é fã devotado dos Chicago Cubs e Chicago White Sox.

- A inspiração para escrever 1408 veio da história real do parapsicólogo Christopher Chacon e sua investigação do notável quarto assombrado no famoso Hotel Del Coronado em Coronado, Califórnia.

- No filme, o personagem de John Cusack diz no gravador, "quartos de hotel são assustadores por natureza, não acha? Digo, quantas pessoas dormiram nesta cama antes de você? Quantas delas estavam doentes? Quantas estavam enlouquecendo?" Stephen King escreve isso em sua nota explanatória antes do conto 1408, no livro "Tudo é Eventual".

- Enquanto Mike olha o livro dos assassinatos, sem perceber, circula o 14° andar, e acaba voltando para o elevador que ele tinha acabado de sair. A música clássica tocando no elevador também foi tocada no começo da história "O Dia dos Pais", o primeiro seguimento da antologia cinematográfica "Creepshow: Show de Horrores" (1982).

- Segunda aparição de John Cusack em um filme de Stephen King. A primeira foi em "Conta Comigo" (1986).

- A garrafa que Olin oferece a Mike se chama "Les Cinquant Sept Décès". Em francês significa, literalmente, "As Cinqüenta e Sete Mortes". Logo depois ficamos sabendo que houveram 56 mortes no quarto. Então poderíamos achar que o destino de Mike estava "escrito".

- Mary McCormack estava grávida durante as gravações, explicando porque a maioria de suas cenas são focadas acima de sua barriga.

- Enquanto Mike lê os arquivos que Olin lhe deu, dentro do quarto, ele passa por uma página que diz "Meu irmão foi devorado por lobos em Connecticut Turnpike." Essa é uma referência ao conto. Enquanto Mike perde a cabeça dentro do quarto, esta é a última coisa racional que ele fala para seu gravador. Seu irmão na verdade morreu de câncer.

- Antes de Cusack, Keanu Reeves ficou de fazer o papel de Mike, mas isso, é claro, não se concretizou.

- Em sua versão normal, o DVD tem uma duração de 104 minutos e 8 segundos, que quase forma o título do filme, fazendo o aparelho parar exatamente à 1:44:08.

- Quando ele pega o telefone no fim do filme, ele diz "this is 5" then "this is 8" - 5+8=13.

- Mike abre a Bílbia do quarto aleatoriamente e para no Capítulo 11 do livro Samuel 2:11 (somados 13), sem mencionar o fato de dividir o mesmo nome com a estrela do filme Samuel L. Jackson. Embora isso pareça coincidência, o 13° verso do mesmo capítulo leva uma interessante analogia da principal cena entre Olin e Mike: "E Davi o convidou [Urias], e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa". Esta é a parte da famosa história de como o Rei Davi mandou Urias para ser morto na batalha, assim podendo casar com a esposa de Urias, Bate-Seba. Interessante ressaltar que a última fala do Sr. Olin no filme parece sugerir uma duplicidade similar com o Rei Davi.


TRAILER


Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net